outubro 18, 2007

Não se anda só com as pernas

Lucas ganhou sua primeira cadeira de rodas (foto ao lado) quando tinha 2 anos. Ela foi comprada e adaptada na Cavenaghi, uma loja especializada em desenvolvimento de equipamentos para locomoção de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, isso inclui também adaptação de veículos, tanto para deficientes condutores quanto para não-condutores. Esta cadeira (guerreira!) foi utilizada durante 4 anos, e durante este período passou por algumas adaptações para se ajustar ao crescimento do Lucas.
Em janeiro deste ano, a troca da cadeira fez-se necessária. Desta vez, a cadeira foi comprada na Cavenaghi, porém a adaptação foi feita pelo fisioterapeuta Carlos Vasconcellos, da Clínica Nutre. Entre provas na clínica, idas da cadeira à oficina, períodos de experimentação, foram 7 meses para ficar totalmente pronta. Todo esse cuidado foi pensando no bem-estar e num bom posicionamento do Lucas. O resultado foi uma verdadeira McLaren! [rs!]

A seguir, acompanhando a numeração da foto acima, a lista de adaptações que foram feitas:
1- Apoio de tronco (2 pontos), para correção da postura evitando deformidades da coluna, tipo escoliose;
2- Apoio de cabeça;
3- Cinto peitoral tipo "borboleta";
4- Cinto abdutor de quadril, para manter as pernas afastadas e o quadril bem posicionado;
5- Cinto pélvico, para proporcionar estabilidade;
6- Assento anatômico;
7- Apoio de braços;
8- Apoio de pés.
A cadeira também possui uma mesa (ou bandeja) que se encaixa nos apoios de braços, onde o Lucas faz suas atividades na escola e utiliza na hora de se alimentar.

A 1ª cadeira do Lucas foi doada para uma criança que também precisa de locomoção especial.

* Importante deixar registrado que a adaptação da nova cadeira só foi possível com a ajuda do pessoal da produtora Mixer, que colaborou participando de uma rifa organizada para este fim. Valeu a força, galera!



2 comentários:

Unknown disse...

Você merece amiga, sem comentários, este blog foi incrível pra mim...
Deus é muito fiel e tenho a certeza de que sempre te guiará para conquistas ainda maiores!
Muita saudade,
Kaká

DANIELA disse...

e quant custou essa cadeira?