A história do Lucas


O Lucas é fruto de uma gravidez gemelar que correu normalmente até a 32ª semana, quando houve uma diminuição dos movimentos fetais. Através de um exame de ultra-som, constatou-se que um dos bebês já havia falecido e o outro estava em sofrimento. Mesmo receosos por acharem que talvez o pulmão do bebê pudesse não estar completamente desenvolvido, os médicos optaram por realizar o parto por meio da cesariana. Os médicos suspeitaram que a causa desta intercorrência foi uma má formação da placenta (síndrome de tranfusão feto-fetal) que ocorre em gestações gemelares univitelinas (gêmeos idênticos).

Nasce o Lucas no dia 26 de Julho de 2001, às 23:45hs, com 1,800kg e 38cm.

Uma semana de UTI, mais 1 mês de internação para ganhar peso, ele só receberia alta quando chegasse aos 2 kg. Alimentado no berçário por leite materno através de uma sonda naso-gástrica, Lucas fez acompanhamento com uma fonoaudióloga que fazia exercícios de estímulo para ensiná-lo a sugar. Durante todo o período que o Lucas ficou no hospital, foram feitos dezenas de exames, até que um ultra-som de crânio revelou uma alteração. Lucas foi encaminhado para a tomografia onde constataram que realmente havia uma lesão cerebral causada por uma hemorragia intracraniana (grau IV) devido ao sofrimento fetal.

Com os 2kg alcançados, Lucas recebeu alta médica. Diagnosticado com Paralisia Cerebral, foi encaminhado ao neurologista e iniciou tratamento de reabilitação.