outubro 23, 2007

Passeios ao ar livre x ambientes fechados

Passear é algo que o Lucas adora, ainda mais se o passeio for ao ar livre! Viagem, praia, sítio, parque, ou até mesmo ir à uma praça ou uma simples volta pelo bairro estão na lista dos programas que fazem a alegria deste menino.

Quando o Lucas era pequeno, era tudo compacto, leve e fácil de transportar (inclusive ele!). Porém, com o passar do tempo as dificuldades foram aumentando. Não é todo lugar que está adaptado pra receber um cadeirante, e não há braço que suporte 13 quilinhos por muito tempo. Mas nada que a boa vontade não supere! Uma ajudinha pra levantar a cadeira aqui, outra empinadinha ali, sai da cadeira pra uma manobra mais radical, volta pra cadeira de novo depois,... e assim chega-se ao destino. O importante é chegar e aproveitar!

Os passeios ao ar livre são, sem dúvida, bem prazerosos. Mas existem outras atividades que são bem legais de fazer e que exigem um pouco mais do Lucas. Ambiente fechados, com muita gente e sons diversos são um desafio pra ele. Geralmente nestas ocasiões ele dorme. Há alguns dias atrás levamos ele no aniversário de um amiguinho da escola. A festa foi num buffet infantil, e não deu outra, ele dormiu quase que o tempo todo. A explicação da neurologista sobre isso é que estas situações expõem o Lucas à muitas informações que ele não dá conta de "processar". A fuga dele para esse stress é dormir, o que não deixa de ser positivo já que é uma demonstração de que algo não está agradando. Mesmo sabendo disso, não deixamos de levá-lo à nenhum lugar, consideramos importante que ele vivencie todo tipo de experiência e aprenda a lidar com as situações mais difíceis. Desafios são importantes pra todos, inclusive pra ele!

A rotina de uma pessoa especial não pode se resumir em terapias e consultas médicas, ainda mais a de uma criança. Portadores de necessidades especiais são, antes de tudo, indivíduos com desejos e direitos. Proporcionar diferentes vivências a eles é nosso dever. Curtir junto é uma conseqüência.



7 comentários:

Cristiana Soares disse...

Ani, tô adorando o blog! Desde o nome (que ótemo!) até o conteúdo. Esse post falando dos passeios e da reação do Lucas às situações é uma pérola! Parabéns pela iniciativa e um superbeijo para o Lucas!

Antonio Yahn Diederichsen disse...

é isso ae amorzão !
o blog ta 1000 !!

só agente mesmo pra pra sentir esse amor puro e Especial do nosso filho !
Conte comigo sempre...
Bjs

Anônimo disse...

Ani, Antonio... Que espaço lindo que o nosso querido Lucas ganhou na internet! Tenho certeza que servirá para abrir muitos caminhos. Amo vocês!!

Beijos da vovó que adooooooooooooooooooooooooooora o Lucas!! Betty.

Anônimo disse...

O Gato de rodas é um tesouro, parabéns o blog está maravilhoso. Bjs Dani Yahn

Anônimo disse...

Querida familia,

O blog tá genial!
Dinâmico, colorido, leve, cheio de informações e curiosidades.
Com este projeto vocês valorizam a vida do Lucas, a experiência de vocês com ele e nos incentivam a ter uma vida mais alegre e mais saudável.
E isso é espalhar esse amor incrível que vocês trazem dentro de vocês e dõam para o mundo.
Vocês são gente com G maiúsculo. Parabéns. Tania

Unknown disse...

Esse é meu sobrinho!
Superando todos os obstáculos com a ajuda da mamãe e do papai.

Parabens está lindo e o conteúdo muito educativo.

Beijos.
Felipe

Anônimo disse...

Anieli e "Totó",

atraves do convite para a festa "Todos por UM" cheguei ao blog, que está claro e com explicações.
Algumas coisas que eu nao tinha conhecimento, 'aprendi' aqui no blog - alias, meu conhecimento é 'pequeno' demais; antes de conhecer o Pedro Paulo, fazia visitas a uma instituição de deficientes ( crianças e adultos), só ajudava a leva-los ate a capela, ao jardim para o banho de sol, mas sem entender (sequer imaginar) o que acontecera com cada um deles).

A partir daí, li alguns livros que me ajudaram a entender "coisas" que antes, desconhecia.

O Diamantino ( e o proprio Pedro Paulo) tb me 'ensina' muitas coisas..

Bem, é isso aí, parabens pelo blog ( vou passar o link p Di), muita sorte p Lucas.

bjo p vcs.

Mônica Burin