dezembro 13, 2008

Corre pro pronto-socorro que a febre tá demais!

Foi isso mesmo o que aconteceu, duas vezes em um intervalo de 3 dias. O Lucas passou a semana toda em casa de repouso por causa da gripe. A secreção e a febre só aumementaram nestes dia. Na quarta passamos ele no p.s. O pulmão tava limpinho, não foi receitado antibiótico. A febre persistiu por esse dias e o nariz era pura secreção. Volta pro p.s. de novo hoje. A médica solicitou raio-x de tórax e da face. Esperava notícias sobre o raio-x de tórax, mas na verdade o que aconteceu foi que o nariz estupido de domingo passado virou um princípio de sinusite. Pra mim uma grande novidade. Antibiótico por 10 dias e muita inalação.

O que é sinusite?
A sinusite é uma inflamação nos seios da face, geralmente associada a um processo infeccioso. Os seios da face são formados por um grupo de cavidades aeradas, que se abrem dentro do nariz e se desenvolvem nos ossos da face.

Como se adquire?
Os fatores mais comuns que podem desencadear a sinusite são: gripe, alergia, desvio do septo nasal e condições climáticas desfavoráveis. Vírus e bactérias, também são agentes causadores desta doença.

O que se sente?
A doença pode gerar sensação de "peso na face", corrimento nasal, dores de cabeça, sensação de mau cheiro oriunda do nariz ou da boca e obstrução nasal com eventuais espirros.

Recomendações

  • O mais importante é diluir a secreção para que seja eliminada mais facilmente;
  • Na vigência de gripes, resfriados e processos alérgicos que facilitem o aparecimento de sinusite, beba bastante líquido (pelo menos 2 litros de água por dia) e goteje de duas a três gotas de solução salina nas narinas, muitas vezes por dia. A solução salina pode ser preparada em casa. Para cada litro d'água fervida, acrescente uma colher de chá (09 gramas) de açúcar e outra de sal. Espere esfriar antes de pingá-la no nariz;
  • Inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções;
  • Evite o ar condicionado. Além de ressecar as mucosas e dificultar a drenagem de secreção, pode disseminar agentes infecciosos (especialmente fungos) que contaminam os seios da face;
  • Procure um médico se os sintomas persistirem. O tratamento inadequado da sinusite pode torná-la crônica.

  • Nenhum comentário: