julho 21, 2008

Trato nos dentes

Já andava um pouco preocupada com dois dentes do Lucas que haviam caído há meses e nada de nascerem os permanentes. Na semana passada, notei um escurecimento (acinzentado) por dentro de um dos dentes da frente dele, e levei ele a um pronto-socorro dentário do convênio. Saí de lá mais preocupada... O dentista levantou a possibilidade de o Lucas não ter os dentes permanentes. Ele disse que deveríamos procurar um dentista que fosse especializado em pacientes com necessidades especiais, por isso, não radiografou para tirar a dúvida. Com relação ao escurecimento do dentinho, ele disse que poderia ser devido a um trauma (batida) ou então que como o dente está molinho para cair, poderia ter havido um pequeno sangramento que "escorreu" para dentro do dente e deixou com esse aspecto mais escuro.

Fiquei tão perturbada com a idéia de o Lucas não ter os dentes que acabei marcando uma consulta com a dentista do Lar Escola São Francisco para esclarecer. Foi a melhor coisa que fiz! Levei ele hoje à consulta. Antes de sentá-lo na cadeira, a doutora me fez uma série de perguntas com relação à vida do Lucas, alimentação, higiene oral, como é a colaboração dele, medicações que toma,... Falei sobre minhas dúvidas, e principalmente sobre minha preocupação com a possibilidade de ele não ter os dentes permanentes. Ela tranquilamente me disse: "vamos radiografar pra ver". Com o Lucas sentado na cadeira, ela colocou uma plaquinha plástica na boca dele para radiografar, primeiro na parte de cima e depois outra em baixo. Tranquilo. O Lucas ficou dormindo. Enquanto as radiografias eram reveladas, ela deu um trato nos dentes do Luquinhas, limpou o tártaro, aplicou flúor, e lixou os dentes caninos do Lucas, pois quando ele está com o tônus aumentado, ele morde o lábio inferior. Quando o raio-x ficou pronto, ela comemorou a notícia: "ai que lindo os dentinhos dele!". Ao contrário da suspeita do outro dentista, e para a minha alegria, os dentes permanente estão ali sim. E são lindos! Ela me aconselhou a massagear bastante a gengiva para estimular o nascimento deles. Fiquei tão feliz que pedi a radiografia para dividir essa alegria com todos, inclusive com você!


A doutora elogiou os dentes do Lucas, e falou para ficarmos de olho nesse canino que morde o lábio. Se continuar, voltaremos lá para lixar mais.

Ah! O dente escurinho, ela deu certeza que foi alguma batida. Gostaria de saber quando e onde. Talvez um abraço mais caloroso de algum amiguinho na escola... Vai saber. A dentista disse para voltar com o Lucas caso aumente o escurecimento do dente ou haja qualquer outra alteração. Se tudo ficar bem, só daqui 6 meses.

2 comentários:

Antonio Yahn Diederichsen disse...

NUSSAAA!
CARAMBA OS DENTES QUE ESTÃO VINDO SÃO MUITO GRANDES AMOR !!RSR

MAIS UMA VEZ PARABENS PELO BLOG !
SHOW DE INFORMÇÃO !

BJS LINDA (CHEIO DE ORGULHO!)

Luciana Pessanha disse...

Olá! Cheguei por acaso no seu blog quando procurava sobre sugestões de brinquedos para a hora do banho do bebê. Fui lendo e tomando gosto. Posso 'linkar' seu cantinho? Que gatinho o seu Lucas! Parabéns!