dezembro 30, 2008

Família zerada!

Natal no sítio. Lucas e sua prima Anouk

Depois de muitas gotas de antitérmico, uma troca de antibiótico, indas e vindas ao pronto-socorro, e tardes de repouso ao som de Discovery Kids, os dias de luta contra a sinusite finalmente acabaram. Eita gripinha poderosa! Eu e Antonio acabamos pegando também. À noite era revezamento de termômetro e quem estivesse com a febre mais baixa é que levantava pra buscar o remédio. Quem deu menos trabalho nessa história foi o Lucas. Todos os dias tinha um sorriso pra nos oferecer (mesmo que preguiçoso) até quando estava com febre. Nosso herói!

Todos super recuperados, nada melhor que uma esticadinha até o sítio no Natal pra comemorar com uma ceia deliciosa junto à família e com direito a aventura. No dia seguinte ao Natal deu uma baita chuva e o rio encheu como eu nunca havia visto antes. Impressionante a força da natureza diante de nossos olhos! Nem parecia aquele mesmo rio que a gente nada sempre...

Com a chuva não tínhamos muito o que fazer. Completamos nossa recuperação com chave de ouro e voltamos zerados, prontos para as férias! Este riozão que nos aguarde em janeiro.

dezembro 13, 2008

Corre pro pronto-socorro que a febre tá demais!

Foi isso mesmo o que aconteceu, duas vezes em um intervalo de 3 dias. O Lucas passou a semana toda em casa de repouso por causa da gripe. A secreção e a febre só aumementaram nestes dia. Na quarta passamos ele no p.s. O pulmão tava limpinho, não foi receitado antibiótico. A febre persistiu por esse dias e o nariz era pura secreção. Volta pro p.s. de novo hoje. A médica solicitou raio-x de tórax e da face. Esperava notícias sobre o raio-x de tórax, mas na verdade o que aconteceu foi que o nariz estupido de domingo passado virou um princípio de sinusite. Pra mim uma grande novidade. Antibiótico por 10 dias e muita inalação.

O que é sinusite?
A sinusite é uma inflamação nos seios da face, geralmente associada a um processo infeccioso. Os seios da face são formados por um grupo de cavidades aeradas, que se abrem dentro do nariz e se desenvolvem nos ossos da face.

Como se adquire?
Os fatores mais comuns que podem desencadear a sinusite são: gripe, alergia, desvio do septo nasal e condições climáticas desfavoráveis. Vírus e bactérias, também são agentes causadores desta doença.

O que se sente?
A doença pode gerar sensação de "peso na face", corrimento nasal, dores de cabeça, sensação de mau cheiro oriunda do nariz ou da boca e obstrução nasal com eventuais espirros.

Recomendações

  • O mais importante é diluir a secreção para que seja eliminada mais facilmente;
  • Na vigência de gripes, resfriados e processos alérgicos que facilitem o aparecimento de sinusite, beba bastante líquido (pelo menos 2 litros de água por dia) e goteje de duas a três gotas de solução salina nas narinas, muitas vezes por dia. A solução salina pode ser preparada em casa. Para cada litro d'água fervida, acrescente uma colher de chá (09 gramas) de açúcar e outra de sal. Espere esfriar antes de pingá-la no nariz;
  • Inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções;
  • Evite o ar condicionado. Além de ressecar as mucosas e dificultar a drenagem de secreção, pode disseminar agentes infecciosos (especialmente fungos) que contaminam os seios da face;
  • Procure um médico se os sintomas persistirem. O tratamento inadequado da sinusite pode torná-la crônica.

  • dezembro 09, 2008


    Manga madura é doce pra danar!
    Não tem como e comer e não se lambuzar.

    Visita da nutricionista

    Sábado a nutricionista, Renata Zanin (um amor de pessoa!) veio em casa avaliar o Lucas, depois de um ano. Como o tempo passa depressa e perdemos a noção de administrar as coisas.

    Não pesamos o Lucas, mas ela tirou medidas de pulso, bracinho e gordurinhas com aquela "pinça" esquisitinha. Comentei que há tempos o Lucas não fica gripado, mesmo com os dias malucos que fizeram este ano em SP, de manhã frio, a tarde calorão e frio de novo à noite.

    Desde que consegui a dieta industrializada na secretaria da saúde, venho intercalando esta com uma dieta que eu mesma fazia onde batia feijão, arroz, carne/frango/ovo, legumes, verduras, e o que mais visse pela frente, e dava nas refeições principais (almoço e jantar). A Renata me explicou que por mais que eu encha esta dieta caseira com ingredientes poderosos, na hora de bater e peneirar perdem-se as fibras e acaba não sendo uma alimentação adequada para o desenvolvimento do Lucas. Por isso ela cortou a dieta caseira e recomendou que seja dado somente o Pediasure, pois tem todos os nutriente que ele precisa. No fim, eu achei até bom. Menos trabalho pra mim e mais benefício pro Lucas. É Renata, você me convenceu!

    Mas nem tudo é só enlatado! Ela também sugeriu que eu dê vitaminas com frutas fresquinhas, e posso usar leite ao invés do Pediasure. Preciso incluir também um suco de laranja com mamão e ameixa preta pra ajudar neste intestino preguiçoso. E água, muita água!

    Renata, pode ficar tranqüila que vou seguir a dieta direitinho pra esse menino ficar bem saradão!

    As duas avaliações nutricionais do Lucas para comparação. Até que ele evoluiu! Minha dieta caseira não foi de tudo ruim... (rs!)

    Data: 06/12/2008
    Idade: 7 anos
    Peso: ?
    Altura: 107 cm
    Perímetro do punho: 9,7 cm
    Circunferência muscular do braço: 13,9 cm
    Circunferência do braço (CB): 15,5 cm
    Prega cutânea do tríceps (PCT): 5 mm

    Resultados:
    CB = 82 % de adequação (normal de 90 a 110%)
    CMB = 87 % de adequação (normal de 90 a 110%)
    PCT = 63% de adequação (normal de 90 a 110%)
    Altura para Idade = 123,9 cm (ideal)
    Peso para Altura = 17,70 Kg (ideal)

    ________________________________________


    Data da avaliação: 02/11/07
    Idade: 6 anos
    Peso: 14 Kg
    Altura: 97 cm
    Perímetro do punho: 10 cm
    Circunferência muscular do braço: 12,1 cm
    Circunferência do braço (CB): 14 cm
    Prega cutânea do tríceps (PCT): 6 mm
    IMC: 14,88
    Resultados:
    CB = 78,21% de adequação (menor que o percentil 5)
    CMB = 80,23% de adequação (menor que o percentil 5)
    PCT = 75% de adequação (percentil 10)
    Altura para Idade = 83,55
    Altura para idade = 117,5 cm (ideal)
    Peso para altura = 21 Kg (ideal)
    Peso para altura atual = 15 Kg

    E só porque falei que ele não ficava gripado fazia tempo, no domingo a fofura não me amanhece com o nariz entupido?!

    novembro 24, 2008

    Esperar o possível


    Criar expectativas é da nossa natureza mesmo. E quando o assunto é filho, as expectativas são muitas e começam desde a gravidez. Qual será o sexo do bebê? Quando nascerá? Qual será a cor dos olhos? Depois que o bebê nasce, espera-se o engatinhar, o balbuciar, o rolar, os primeiros dentinhos, as primeiras palavras, o andar,... Expectativas mil!

    Quando o Lucas nasceu, minha primeira expectativa foi por um sorriso. Esperei loucamente. E como esperei!! Estava sozinha em casa, e me lembro de ter as pernas bambas ao ver um esboço tímido de um sorriso com um dos cantos dos lábios.

    Devia ter tirado alguma lição dessa primeira ansiosa espera. Mal sabia eu que essa seria minha mais rápida expectativa a ser correspondia pelo Lucas.

    Na mesma época que o Lucas nasceu, uma amiga também teve um filho. Nos falávamos todos os dias contando as novidades dos nossos bebês. O filho dela iniciou o desenvolvimento motor. Começou a rolar, sentar, depois engatinhar, pegava e jogava brinquedos. E o Lucas nada... Foi nessa época que ele iniciou com a fisioterapia. Eu só queria saber da terapeuta quando meu filho iria fazer tudo o que o filho da minha amiga fazia! Passava tardes repetindo exercícios ensinados por ela que repetiam os movimentos do corpo na expectativa de que em algum momento o Lucas fizesse o movimento sozinho, sem que eu precisasse ajudar, assim como com aquele sorriso.

    Sempre digo que o 1º ano do Lucas foi o mais difícil e também o mais importante. Foi um período de entendimento, aceitação e aprendizado. O primeiro passo foi entender o que havia acontecido com o Lucas, tomar conhecimento de fato da sua deficiência e das conseqüências que trariam para sua vida e para a minha. Houve o processo de absorção e aceitação de tudo isso. Depois, tive que aprender a lidar com a deficiência, a cuidar dele e buscar os tratamentos que ele precisava.

    Nesse primeiro ano ouvi muitas bobagens e por muitas vezes cheguei em casa chorando depois de uma consulta médica. Impressionante a indelicadeza e frieza de alguns médicos. Mas isso faz parte do processo. Hoje, até agradeço a eles pois me fortaleceram com suas "doces grossuras". Com o tempo, aprendi a lidar com os médicos, a contestar, a aceitar somente o que eu acredito e a tratar o meu filho como eu acho que ele deve ser tratado. Afinal, ninguém melhor do que eu para saber o que é melhor pra ele.

    Também aprendi a lidar com minhas expectativas em relação ao Lucas. Percebi que esperava muito dele e que ele não conseguia corresponder. Não o subestimo, mas hoje minhas expectativas são reais e possíveis. Esperar o que ele ainda não pode me dar só vai frustrá-lo. Todos temos dificuldades. Uns mais, outros menos. E é fundamental respeitar as limitações do outro, viver um dia de cada vez e dar valor às pequenas conquistas.

    Livrinhos Sensoriais

    Numa das sessões de Terapia Ocupacional que acompanhei o Lucas, a terapeuta apresentou a ele um livrinho muito interessante de uma coleção chamada "Toque e Sinta". Há vários temas desta coleção, como Animais da Fazenda, Animais Selvagens, Répteis, Gatinhos,... Os livrinhos são todos ilustrados com os animais do tema e possuem um local na figura onde há uma textura inserida que remete à textura do animal. Muito bacana!

    Pesquisando sobre estes livros, descobri que existe também uma coleção chamada "Esfregue e Cheire" que, como o nome já diz, ao esfregar a figura solta o cheirinho daquilo que está ilustrado. Esta coleção também tem diferentes temas para serem explorados (aromas de festa, comidas, compras,...).

    Estes livros podem ser encontrados em boas livrarias ou lojas on line.

    Algumas sugestões de temas:



    Toque e Sinta - Animais Selvagens

    Editora: Ciranda Cultura






    Toque e Sinta - Animais da fazenda
    Editora: Ciranda Cultura






    Toque e Sinta - Gatinhos
    Editora: Ciranda Cultural






    Toque e Sinta - Cachorrinhos
    Editora: Ciranda Cultural







    Esfregue e Cheire -Festa
    Editora: Salamandra







    Esfregue e Cheire - Compras
    Editora: Salamandra




    > Confira outros títulos e compare preços aqui

    novembro 13, 2008

    Shantala, toques de amor















    Quando o Lucas nasceu, ganhei um kit de produtos para bebês onde veio junto um encarte e um vídeo ensinando alguns movimentos da shantala. Um dia, resolvi testar a técnica, e foi a coisa mais maravilhosa que eu fiz! Não amamentei o Lucas por muito tempo, somente 1 mês, pois meu leite secou. A shantala não substituiu a amamentação, pois eu acho que não há nada que a substitua, mas para mim foi um recurso alternativo para ampliar os meus momentos de contato com o Lucas e fortalecer o vínculo entre nós.

    No início, eu ficava com o encarte colado ao meu lado, lendo o passo-a-passo e tendo o maior cuidado para fazer exatamente como estava escrito ali. Bobagem! Com o passar do tempo descobri que seguir a técnica era o que menos importava, o que valia ali eram os momentos mágicos que passávamos juntos, só eu e ele, numa troca de energias e sentimentos que nenhum passo-a-passo pode descrever.

    Além dos benefícios para o nosso relacionamento, a shantala ajudou muito o Lucas a perder a hipersensibilidade ao toque. Tive que começar aos poucos, pois ele não aceitava muito bem no início. Gradativamente ele passou a aceitar melhor e fui aumentando o tempo da massagem. Às vezes chegava a ficar uns 40 minutos ali massageando aquele corpinho lindo sem perceber o tempo passar.

    Até hoje ele adora massagem. Sempre que dá procuro fazer. Os movimentos que mais faço são os na região abdominal que ajudam a estimular o intestino preso. A massagem nos pés ele também adora! Confesso que ele deve ter puxado a mãe dele... rs!

    No site Natura Mamãe e Bebê tem todo o passo-a-passo dos movimentos. Inclusive tem uma massagem para gestantes. Afinal, a mamãe também merece um carinho e precisa do seu momento relax! As imagens que ilustram este texto foram tiradas de lá.

    Indicação de livro:



    Título: Shantala
    Autor: Frederick Leboyer
    Editora: Ground






    > Pesquise preços deste livro aqui




    outubro 26, 2008

    Refluxo Gastroesofágico


    O refluxo gastroesofágico é o retorno dos alimentos do estômago para o esôfago. A forma mais frequente de manifestação do refluxo é a regurgitação, como acontece nos primeiros meses de vida do bebê, que se carateriza pela saída de leite pela boca. Isto acontece porque ocorrem episódios mais longos de relaxamento do músculo que fica entre o esôfago e o estômago, o esfíncter. A regurgitação desaparece à medida que o bebê cresce, aproximadamente por volta do sexto mês de vida até os dois anos. Porém, se a frequência, a quantidade e a duração do refluxo são bastante altas, é considerado anormal. Nesse caso, o refluxo pode ser responsável pelo aparecimento de sintomas que caracterizam o refluxo gastroesofágico.

    Sintomas

    O refluxo pode causar inflamação na parede que reveste o esôfago (esofagite), devido ao contato com o ácido produzido no estômago. Esse quadro pode se manifestar por dificuldade para se alimentar, irritabilidade, choro excessivo e sono agitado.

    A doença do refluxo pode acarretar também otites de repetição, rouquidão que acontece devido à inflamação da laringe, e chiados no peito. Uma consequência grave que pode ocorrer em função do refluxo é a pneumonia aspirativa, que é a entrada do alimento regurgitado no pulmão, que acomete principalmente crianças com disfunções neurológicas.

    Nas crianças mais velhas e nos adolescentes, assim como nos adultos, o refluxo costuma se apresentar como dor ou queimação na região do peito ou acima do umbigo, podendo ocorrer ou não regurgitações e vômitos. A esofagite também pode estar presente nestas idades.

    Diagnóstico

    Uma consulta médica com um pediatra ou um gastroenterologista permitirá avaliar o refluxo com base nas manifestações clínicas da criança. Também podem ser solicitados exames para auxiliar no diagnóstico.

    Radiografia contrastada do esôfago, estômago e duodeno: este exame não é feito para confirmar a presença do refluxo, mas sim para afastar outras doenças que são responsáveis por alterações anatômicas dos órgãos examinados, e que causam vômitos e regurgitações.

    Cintilografia: permite evidenciar aspiração do refluxo para o pulmão.

    Ph-metria esofágica prolongada: uma sonda naso-gástrica com um sensor na ponta é colocada na parte final do esôfago. Este sensor mede a presença de acidez durante um período de 24 horas. Todos os dados são registrados num gravador digital ("holter") e depois avaliados no computador pelo médico.

    Endoscopia digestiva alta: indicado para avaliar se há presença de esofagite. Durante este exame, se necessário, podem ser obtidos pequenos fragmentos do esôfago (biópsia) para serem examinados em microscópio.

    Tratamento

    O tratamento do refluxo gatroesofágico compreende a adequação postural elevando-se a cabeceira da cama a 30º, dando preferência a posição de lado esquerdo; o tratamento dietético de fracionamento das refeições; o tratamento com medicamentos; e, se for o caso, o tratamento cirúrgico.

    > Pesquisar preços de travesseiro anti-refluxo

    agosto 11, 2008

    Resultado da Rifa do Relógio


    Data do Sorteio (Loteria Federal): 09/08/2008

    Nº do Bilhete Sorteado (1º Prêmio): 35.412

    Nº Vencedor da Rifa (dois últimos dígitos do bilhete): 12

    Sortuda: Nilza Lima

    Agradecemos todos que participaram!

    Graças a ajuda de vocês o Lucas ganhou um abdutor novinho em folha.

    Valeu pessoal!

    julho 21, 2008

    Trato nos dentes

    Já andava um pouco preocupada com dois dentes do Lucas que haviam caído há meses e nada de nascerem os permanentes. Na semana passada, notei um escurecimento (acinzentado) por dentro de um dos dentes da frente dele, e levei ele a um pronto-socorro dentário do convênio. Saí de lá mais preocupada... O dentista levantou a possibilidade de o Lucas não ter os dentes permanentes. Ele disse que deveríamos procurar um dentista que fosse especializado em pacientes com necessidades especiais, por isso, não radiografou para tirar a dúvida. Com relação ao escurecimento do dentinho, ele disse que poderia ser devido a um trauma (batida) ou então que como o dente está molinho para cair, poderia ter havido um pequeno sangramento que "escorreu" para dentro do dente e deixou com esse aspecto mais escuro.

    Fiquei tão perturbada com a idéia de o Lucas não ter os dentes que acabei marcando uma consulta com a dentista do Lar Escola São Francisco para esclarecer. Foi a melhor coisa que fiz! Levei ele hoje à consulta. Antes de sentá-lo na cadeira, a doutora me fez uma série de perguntas com relação à vida do Lucas, alimentação, higiene oral, como é a colaboração dele, medicações que toma,... Falei sobre minhas dúvidas, e principalmente sobre minha preocupação com a possibilidade de ele não ter os dentes permanentes. Ela tranquilamente me disse: "vamos radiografar pra ver". Com o Lucas sentado na cadeira, ela colocou uma plaquinha plástica na boca dele para radiografar, primeiro na parte de cima e depois outra em baixo. Tranquilo. O Lucas ficou dormindo. Enquanto as radiografias eram reveladas, ela deu um trato nos dentes do Luquinhas, limpou o tártaro, aplicou flúor, e lixou os dentes caninos do Lucas, pois quando ele está com o tônus aumentado, ele morde o lábio inferior. Quando o raio-x ficou pronto, ela comemorou a notícia: "ai que lindo os dentinhos dele!". Ao contrário da suspeita do outro dentista, e para a minha alegria, os dentes permanente estão ali sim. E são lindos! Ela me aconselhou a massagear bastante a gengiva para estimular o nascimento deles. Fiquei tão feliz que pedi a radiografia para dividir essa alegria com todos, inclusive com você!


    A doutora elogiou os dentes do Lucas, e falou para ficarmos de olho nesse canino que morde o lábio. Se continuar, voltaremos lá para lixar mais.

    Ah! O dente escurinho, ela deu certeza que foi alguma batida. Gostaria de saber quando e onde. Talvez um abraço mais caloroso de algum amiguinho na escola... Vai saber. A dentista disse para voltar com o Lucas caso aumente o escurecimento do dente ou haja qualquer outra alteração. Se tudo ficar bem, só daqui 6 meses.

    julho 15, 2008

    Notícia - Educação Condutiva no GRHAU

    Aconteceu no GRHAU - Grupo de Reabilitação e Habilitação Unificado, nos dia 28 e 29 de Junho, o curso de "Princípios da Educação Condutiva", ministrado por Janice Ortiz e Maria Lucia Dotta, fundadoras da clínica e que aprenderam na Hungria o método da Educação Condutiva introduzindo o mesmo no Brasil a partir de 1992. O objetivo do curso, que teve como público alvo estudantes e profissionais da área de saúde, foi apresentar a base da Educação Condutiva que serviu de alicerce para a metodologia utilizada atualmente no Grhau.

    A exemplo dos dois últimos anos, dos dias 01 a 16 de Julho, foi realizado o "Curso de Férias", um trabalho intensivo formulado através dos princípios da Educação Condutiva, destinado à crianças, adolescentes e jovens portadores de disfunção neuro motora e alunos da Unidade de Educação e Arte do Grhau. O objetivo do curso de férias é conhecer e descobrir as potencialidades dos alunos e permitir que se desenvolvam; criar estratégias para o envolvimento e responsabilidade do aluno; desenvolver o interesse, a motivação e a organização para que o aprendizado aconteça.

    Além do trabalho com os alunos, durante o curso de férias aconteceu a parte prática do curso “Princípios da Educação Condutiva”, onde foi possível vivenciar os conceitos trabalhados durante o curso.

    O tema escolhido para ser trabalhado foi "O Circo". As crianças tiveram a oportunidade de conhecer as diferentes figuras do circo e vivenciar cada uma delas com experiências corporais, fantasias, confecção de bonecos, apresentações,... Como o Lucas faz parte da Unidade Educacional do Grhau, ele participou deste curso. É um trabalho intensivo, o Lucas voltava pra casa exausto, mas muito feliz! O mais lindo foi ver a dedicação e empenho de todos os profissionais envolvidos que realizam as atividades com muito carinho.

    Na primeira semana, eles trabalharam a figura do palhaço. Construíram bonecos e se fantasiaram. O Lucas adorou! E não é que ficou um palhaço muito gatinho?

    As profissionais do Grhau sempre nos orientam a dar continuidade ao aprendizado em casa, salientando que no núcleo familiar é onde todo processo se inicia. Aproveitando o gancho, levamos o Lucas ao Circo Spacial neste domingo. Foi muito legal ver a atenção e a alegria dele vivenciando tudo o que foi passado na escola estes dias.
























    Dia 16/07 será o encerramento. Haverá uma reunião com os pais para que seja passado tudo o que foi feito nestes dias.

    Esse curso já deixou saudade. Ano que vem tem mais!!








    Para ouvir clique em play (►) no painel de controles abaixo.



    Canções de Palhaço - Cia Carroça de Mamulengos

    Eita!
    Vai começar o te-te-re-tê-te

    Oh, meninage
    “Oi!”
    Vocês já estão todos preparados?
    “Eu tô!”
    Posso dar inicio a passeada?
    “Pode!”
    Eita, madeira!

    Tombei, tombei, tornei tomba
    “A brincadeira já vai começar”
    Tombei, tombei, tornei tomba
    “A brincadeira já vai começar”

    O raio, o Sol suspende a Lua
    “Olha o palhaço no meio da rua”
    O raio, o Sol suspende a Lua
    “Olha o palhaço no meio da rua”
    O raio, o Sol suspende a Lua
    “Olha o palhaço no meio da rua”

    Eu vou ali, eu volto já
    “Vamos todos passear”
    Eu vou ali, eu volto cedo
    “Vou chupar limão azedo”

    O que é que a velha tem?
    “Tem carinho por neném”
    Ela tem, mas eu não digo
    “To com tudo, meu amigo”

    Pompeu, pompeu
    “Dá um beijo n’eu”
    A cabeça do palhaço
    “Urubu comeu”
    A mulher do palhaço é um colosso
    “Caiu do cavalo e quebrou o pescoço”

    Pisei na copa do meu chapéu
    “Mulher buchuda só vai pro céu”
    A,B,C,D
    “Mulher buchuda só quer comer”

    Mas três pimentas não dá um molho
    “A cabeça do palhaço só tem piolho”
    Papai, mamãe, vêm vê vovó
    “Chupando cana com um dente só”
    Papai, mamãe, vêm vê titia
    “Tomando banho de água fria”

    Olha a moça na janela
    “Tem a cara de panela”
    Olha o velho no portão
    “Tem a cara de babão”
    O palhaço na linha
    “É ladrão de galinha”
    O palhaço na rua
    “É ladrão de pirua”

    Pepino maduro que dá semente
    “Moça bonita que mata a gente”
    Mas, Dona Mariquinha se eu pedi você me dá
    “Uma rede na varanda e um pinico pra mijá”
    Mas, Dona Mariquinha, picolé de préu
    “Pegue a sua rede e vêm dormir mais eu”

    Olha o toco no caminho
    “Alevante o pé”
    Foi por causa desse toco
    “Que eu quebrei meu pé”
    Mas cabeça de bagre não tem o que chupar
    “Suvaco de gente não tem o que cheirar”

    Pipoca, amendoim torrado
    “Carreguei sua tia num carrim quebrado”
    Pipoca, amendoim torrado
    “Carreguei sua tia num carrim quebrado”
    Pipoca, amendoim torrado
    “Carreguei sua tia num carrim quebrado”

    Hoje teve espetáculo?
    “Teve, sim senhor!”
    Hoje teve marmelada?
    “Teve, sim senhor!”
    Hoje teve farofada?
    “Teve, sim senhor!”
    E o palhaço o que é?
    “É ladrão de mulher!”
    E arrocha, minha gente!

    julho 08, 2008

    Rifa Todos por Um - Prêmio: Relógio Feminino Euro



    Estamos mobilizando amigos, parentes e todos que quiserem ajudar na arrecadação de recursos para a compra de um novo abdutor de quadril para o Lucas, pois o que ele possui atualmente está pequeno e não há previsão para que ele páre de usar. Este aparelho ortopédico está orçado em R$470,00.

    O prêmio da rifa é um lindo relógio feminino da marca Euro. Se não bastasse ele ser lindo, ainda vem numa caixinha de madeira encantadora que pode ser usada como porta-jóias ou porta qualquer coisa que você quiser!

    Para participar, você deve enviar um e-mail para anicires@gmail.com solicitando a tabela da rifa. Você receberá um e-mail com todas as instruções e a tabelinha. Cada número custa 5 reais.

    O resultado da rifa será feito de acordo com o resultado da Loteria Federal do sábado seguinte ao preenchimento total da tabela, sendo o número sorteado a última dezena do 1º prêmio, conforme exemplo a seguir.


    A previsão para o sorteio será dia 02/08 (sábado), porém será realizado somente se todos os números estiverem pagos. Se houverem números a receber ainda nesta data, o sorteio será adiado para o sábado seguinte. E assim será feito até que o valor total seja arrecadado.

    Todos os participantes serão avisados antecipadamente e poderão acompanhar o resultado pelo blog.

    Caso a tabela termine de ser preenchida em um sábado, valerá o resultado do sorteio da Loteria Federal do sábado seguinte.

    Não deixa de participar de mais esta iniciativa em benefício do nosso gatão!

    Obrigada e boa sorte!!

    Descrição do relógio:
    Material
    Caixa: Policarbonato Transparente
    Aro: Metal c/ banho em rodium
    Pulseira: Borracha
    Vidro: Cristal

    Características
    Largura da caixa (c/pino): 3,8cm
    Espessura da caixa: 1,2cm
    Diâmetro do visor: 2,2cm
    Comprimento da pulseira (c/ caixa): 22cm
    Peso: 45g
    Water Resistent


    12 meses de garantia contados a partir de 17/06/2008

    junho 09, 2008

    Instituto Girassol - Dieta Nutricional Especial


    O Instituto Girassol é um grupo que presta serviço de orientação à crianças, adolescentes, jovens e adultos portadores de necessidades nutricionais especiais, com o objetivo de obter o fornecimento gratuito pelo governo de dieta especial. Para isso, é preciso entrar em contato com o Instituto pelo e-mail girassol@girassolinstituto.org.br ou pelo telefone 0800-773-9000, das 9 às 18 horas.

    Dei entrada hoje no processo do Lucas, na Secretaria da Saúde de SP, nas Clínicas. Posso adiantar que é preciso providenciar a seguinte documentação:
    • Laudo médico detalhado contendo dados sobre o motivo e o tipo de dieta necessária para a terapia nutricional; o código internacional da doença do paciente com CID.10; além do peso e altura atuais.
    • Receita médica contendo o nome completo da criança, o nome da dieta (preferencialmente genérico, se for possível) e a quantidade a ser utilizada por refeição.
    • Xerox da certidão de nascimento do paciente e do responsável
    • Xerox do RG e CPF do paciente e do responsável
    • Xerox comprovante de residência
    Com esses documentos em mãos, procurei a Ouvidoria da Secretaria da Saúde e eles deram entrada no processo. Deram o prazo de até um mês e meio para obter uma resposta, que vem por telegrama ou telefone. Vamos ver né?

    Na Secretaria eles também dão orientação para conseguir medicamentos pelo SUS. O endereço de lá é Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 188 e o telefone (11) 3066-8684.

    abril 27, 2008

    Toxina botulínica, o Botox

    A toxina botulínica, conhecida comercialmente por Botox, é uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, que causa paralisia muscular chamada. Esta mesma bactéria é responsável pelo botulismo, um tipo de intoxicação alimentar.

    Aproveitando a propriedade de bloqueio muscular, esta toxina foi sintetizada em laboratório para diversas utilizações. A primeira utilização desta toxina para fins de tratamento foi na década de 70, para a correção de estrabismo. Sua utilização pode ser para fins estéticos (rugas), oftamológicos, neurológicos, ortopédicos, no tratamento de hipersudorese (suor excessivo), espasticidade (rigidez excessiva do músculo), sialorréia (salivação excessiva), alguns tipos de distonia e cefaléias.

    Pequenas doses da toxina são injetadas pelo médico por meio de injeção intramuscular, bloqueando a liberação de uma substância química chamada acetilcolina, responsável pela contração muscular. No caso de sialorréia, a aplicação é feita nas glândulas, e na hipersudorese a injeção é feita na região afetada. O medicamento começa a fazer efeito de 48h a 72h depois da aplicação, e tem duração de cerca de 4 a 6 meses.

    Os efeitos colaterais são raros, transitórios e dependem do local da aplicação, incluindo fraqueza generalizada (apenas com altas doses), boca seca, dificuldade de deglutição e queda das pálpebras. O uso frequente pode levar a formação de anticorpos, diminuindo as respostas de futuras aplicações.

    No tratamento de paralisia cerebral a toxina botulínica tem demonstrado resultados eficientes no tratamento da espasticidade, distonia, blefaroespasmo, espasmo hemifacial e estrabismo. Se não estiver associado a um programa de reabilitação, o uso desta substância, nestes casos, não traz benefícios. Mesmo após o término do efeito da toxina, parte da reabilitação conquistada permanece. O número de aplicações e a quantidade é variável conforme o quadro do paciente.

    No dia 08 de Abril, o Lucas passou por este procedimento pela primeira vez. A aplicação, feita por um neurologista, concentrou-se nos braços, ombros e cervical. A quantidade de toxina foi pequena, calculada com base no peso dele. Foram cerca de 14 picadas, sem nenhuma anestesia, mas poderia ter sido usada uma pomada anestésica. Com duas semanas de aplicação, notamos um leve relaxamento. A troca de roupa do Lucas está mais fácil, principalmente para vestir e tirar a camiseta. Esses dias, o Lucas movimentou os braços de uma maneira como nunca havia feito antes.

    Dia 13 de Maio, voltaremos ao consultório para que o médico avalie os resultados da primeira aplicação.

    abril 08, 2008

    VII Feira ReaTech

    De 24 a 27 de Abril de 2008, acontecerá em São Paulo, a 7ª edição da ReaTech - Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade. Um evento onde são apresentadas novas tecnologias, equipamentos e serviços, fornecedores do Brasil e exterior, personalidades importantes do mundo da deficiência, órgãos públicos, entidades, empresas privadas, empregos e muito entretenimento.

    A feira, com entrada gratuita, será realizada no Centro de Exposições Imigrantes, localizado na Rodovia dos Imigrantes km 1,5.

    Maiores informações no site da ReaTech ou pelo telefone (11)5585-4355.

    fevereiro 15, 2008

    Diversão e aprendizado no banho

    A hora do banho é um momento de grande interação entre pais e filhos. É um momento de muitas experiências que, se exploradas, transformam-se em oportunidades de aprendizado através da brincadeira.

    Um bebê em seus primeiros meses de vida ou uma criança com dificuldades severas de movimentação podem estar num mesmo estágio de desenvolvimento motor onde possuem pouco controle sobre seus movimentos e não utilizam as mãos para brincar. Nesta fase, você pode estimular seu filho a focalizar seu rosto enquanto você o banha e conversa com ele. Isso o ajuda a desenvolver sua comunicação inicial que pode vir como resmungos, chutes e sorrisos. Mantenha o diálogo repetindo os sons emitidos por ele e introduzindo novos sons de vez em quando. Com o passar do tempo, você pode ajudar a criança a bater com as mãos na água e, assim, fazer com que observe o que ocorre com a água quando o faz.

    Uma maneira de estimular a confiança, cooperação e atenção da criança é ir narrando o que irá fazer a seguir. Comece antes mesmo do banho, mostrando o box ou a banheira, as torneiras de água quente e fria, o chuveiro, como você abre e fecha a torneira, mostre a diferença do som do fluxo da água forte e fraco, explique porque você testa a temperatura da água e deixe que a criança também experimente a diferença entre a água fria e morna. Permita que ela ajude, dentro de suas possibilidades e limitações, com toda a preparação e durante o banho.

    Já no banho, ofereça buchas com texturas diferentes e flanelas para aguçar a percepção da criança com a parte esfregada. Se ela não é capaz de se ensaboar sozinha, proporcione essa experiência à ela sem se esquecer de ir falando aonde irá passar a bucha e prepará-la para a sensação que virá, se o estímulo será mais áspero ou mais macio. Se o seu chuveiro tiver aquelas mangueirinhas (chuveirinho), uma ótima maneira de aumentar a percepção sensorial e desenvolver a percepção corporal é ensaboando toda criança e depois posicionar o jato de água nas várias partes de seu corpo, estimulando-a olhar e tocar, nomeando-as. Sempre observe com muita atenção a resposta da criança a esses jogos, qualquer demonstração de insatisfação, como um aumento do tônus muscular, deve ser levado em conta e a intensidade da brincadeira deve ser modificada ou até mesmo evitada.
    O mercado oferece uma grande variedade de brinquedos para serem utilizados na hora do banho: flutuantes, infláveis e com ventosas. Mas é possível utilizar objetos que temos em casa, como garrafas plásticas, potes de danone, frascos de iogurte, tampas, que proporcionam a mesma diversão. Estimule seu filho a perceber as diferentes ações de cada objeto, como uns flutuam e outros afundam, como são mais leves ou mais pesados quando cheios de água e assim por diante. Ele pode aprender a passar a água de um recipiente para o outro e depois esvaziá-lo. Isso o ajuda a desenvolver movimentos de coordenação motora.

    Muitos de nós, adultos, gostamos de cantar na hora do banho. Procure descobrir se seu filho sente prazer com a música na hora do banho. Cante cantigas que ele está acostumado a ouvir ou crie a própria música de vocês para marcar este momento.

    Depois de toda essa diversão durante o banho, a hora de sair do banho pode ser desagradável. Portanto, leve a brincadeira até o final. Faça com que a criança lhe entregue o sabonete, ajude a guardar os brinquedos antes de tirá-la da banheira, continue a conversar com ela e mostrar as partes de seu corpo mesmo na hora de se secar e se vestir. Independente do grau de comprometimento, é sempre importante estimular alguma ação da criança, por menor que ela seja.

    A seguir, a música Ratinho tomando banho, de Hélio Ziskind, que está no cd "Meu pé meu querido pé". É um ótimo exemplo de música para a hora do banho.

    Para ouvir clique em play (►) no painel de controles abaixo.










    Tchau preguiça
    Tchau sujeira
    Adeus cheirinho de suor
    Oh...
    Lava lava lava
    Lava lava lava
    Uma orelha uma orelha
    Outra orelha outra orelha
    Lava lava lava lava
    Lava a testa, a bochecha,
    Lava o queixo
    Lava a coxa
    E lava até...
    Meu pé
    Meu querido pé
    Que me agüenta o dia inteiro
    Oh Oh
    E o meu nariz
    Meu pescoço
    Meu tórax
    O meu bumbum
    E também o fazedor de xixi
    Oh...
    La la
    Laia laia la
    Laia la la la
    Laia la
    La la la la la
    Hum... Ainda não acabou não
    Vem cá vem... vem
    Uma enxugadinha aqui
    Uma coçadinha ali
    Faz a volta e põe a roupa de paxá
    Ahh!
    Banho é bom
    Banho é bom
    Banho é muito bom
    Agora acabou!

    Pesquise preços deste CD aqui

    janeiro 03, 2008

    Comunicação Alternativa

    Quando pensamos em comunicação, logo pensamos na fala. Porém, falar não é a única forma de se comunicar. Os surdos-mudos, por exemplo, utilizam a linguagem dos sinais para se expressar. Nesse caso, o contato visual é essencial para se estabelecer uma boa comunicação. É necessário ouvir com os olhos.

    Com crianças que tem paralisia cerebral não é muito diferente. Claro que depende muito do grau do comprometimento, do mais leve ao mais grave. Há crianças com PC que possuem habilidade suficiente para serem alfabetizadas. Outras tem capacidade de falar, mas não tem coordenação para a escrita. E existem as que não tem condições nem para a fala, nem para a escrita. Então, como estabelecer uma comunicação? Como saber se está querendo se comunicar? Primeiramente é preciso saber que portadores de PC possuem um tempo de resposta diferente do nosso, mais lento.

    Inicialmente, a comunicação pode vir de forma infantilizada, como um bebê, gritando, mordendo, chutando, jogando objetos. Ignorar pequenas tentativas de comunicação podem estimular estes comportamentos desagradáveis se a criança perceber que desta forma ela consegue a atenção desejada. Parar e perceber qualquer sinal é muito importante para estimular a comunicação. Um sorriso, uma reclamação, movimentos corporais, aumento da tensão, pequenos movimentos dos dedos das mãos ou dos pés, abertura da boca, jogar-se para trás, caretas, qualquer sinal deve ser calorosamente reconhecido. Estar alerta às tentativas de comunicação estimula a aprender formas de indicar desejos mais apropriadas e melhor compreendidas socialmente.

    Além da expressão por meio de sons, ações corporais e gestos, existem sistemas de comunicação alternativa. Pranchas de comunicação com letras, símbolos e números; comunicadores com voz gravada ou sintetizada e programas de computador podem ser utilizados. Para isso, a ajuda de um profissional é fundamental para dizer se a criança está apta para estes recursos.

    Um estimulação que me orientaram a realizar com o Lucas, e uma preparação lúdica para uma futura comunicação com prancha, é associar ações com objetos. A hora de dormir com um travesseiro, a hora de comer com o prato, a hora de escovar os dentes com a escova,... Assim ele vai criando uma imagem daquela ação e o próximo passo é transferir esta imagem para o papel, iniciando com uma foto do objeto e depois com figuras (desenhos) utilizados na prancha de comunicação.



    exemplo de prancha de comunicação




    Orientada também pelas profissionais que trabalham com o Lucas, aprendi a estimulá-lo a fazer escolhas visualmente, olhando em direção daquilo que ele quer. Pode ser uma sobremesa, uma roupa, um brinquedo. Tento mostrar as opções de forma clara e simples, evitando a fala excessiva para não distraí-lo, e sempre de maneira divertida e sem pressão. É preciso paciência pois a resposta não é imediata. Algumas vezes ele não está disponível naquele momento, e contorno a situação sem demonstrar frustração pois a intenção é estimulá-lo e encorajá-lo. Todos nós temos os nossos momentos que não queremos papo, não é mesmo? Cabe a mim respeitar o momento dele, sem cobranças, e num outro momento tentar novamente.

    Qualquer comunicação depende fundamentalmente de um vínculo afetivo. Aprender a ouvir com os olhos, falar com expressões faciais, ver com as mãos não são tarefas fáceis para nós. Mas se torna muito mais fácil e prazeroso se for feita de forma criativa e divertida.


    FILMES RELACIONADOS:


    • Meu pé esquerdo - Christy Brown (Daniel Day-Lewis) é o filho de uma pobre família irlandesa. Ele nasce com paralisia cerebral, trazendo sérias consequências para os movimentos do seu corpo. Com o único movimento que tem, do seu pé esquerdo, Christy consegue se revelar como ótimo escritor e pintor. Oscar de Melhor Ator para Daniel Day-Lewis e Atriz Coadjuvante para Brenda Fricker.
    • Meu nome é Radio - O deficiente mental Radio (Cuba Gooding Jr.) e o treinador de futebol americano Harold Jones (Ed Harris) acabam tornando-se amigos, e Harold resolve colocá-lo como ajudante de sua equipe. Porém o preconceito dos jogadores poderá fazer com que o que era para ser uma nova oportunidade na vida de Radio acabe tornando-se uma dor de cabeça para ele e sua família.
    • Código para o inferno - Art Jeffries, um renegado agente do FBI, está decidido a combater implacáveis agentes federais para proteger Simon, um garoto autista de nove anos que quebrou códigos infecifráveis do governo. Ele é capaz de ler o mais avançado código criptografado, de maneira tão simples como outras crianças lêem histórias em quadrinhos. A habilidade de Simon mostrou a vulnerabilidade de um código secreto bilionário, especialmente se o menino cair nas mãos dos inimigos dos Estados Unidos
    • Aprendiz de sonhador -
    A história se passa numa cidadezinha de interior idílica, onde vive Gilbert Grape (Johnny Depp), um adolescente aparentemente comum que sustenta a família desde a morte do pai. O peso não é para qualquer um: além das irmãs excêntricas, do irmão deficiente mental (Leonardo DiCaprio), inclui a mãe obesa, que não pára de comer desde a morte do marido. Mas a chegada de uma jovem forasteira (Juliette Lewis) dará a Gilbert, a possibilidade de pela primeira vez fazer suas escolhas.

    Saiba mais sobre comunicação alternativa no site www.comunicacaoalternativa.com.br/comunicacao-alternativa